De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. — Romanos 10.17 (ARC)
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por¬quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se toma galardoador dos que o buscam. — Hebreus 11.6
Observe com atenção a primeira parte de Hebreus 11.6: Sem fé é impossível agradar a Deus... Se Deus requer que eu tenha fé, quando é impossível ter fé, então tenho direito de questionar a justiça Dele. Mas se Ele coloca em minhas mãos os meios pelos qual a fé pode ser produzida, então a responsabilidade de ter fé é minha.
A Fé Vem Pelo Ouvir da Palavra
Deus nos disse que sem fé é impossível agradá-lo, mas Ele também nos disse como obter a fé. Se não temos fé, Deus não é o culpado. Culpar a Deus por nossa falta de fé, nada mais é do que pura ignorância. Se falta-nos fé, nós é que somos os responsáveis.
Isto também é válido no que diz respeito à fé para a salvação. A fé para a salvação também vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Paulo disse em Ef 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Sabemos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, mas como obteremos fé para sermos salvos? O capítulo 10 de Romanos nos diz como.
ROMANOS 10.8-10, 13,14
8 Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, A PALAVRA DA FÉ QUE PREGAMOS.
9 Se com tua boca confessares a Jesus como Se¬nhor, e com teu coração creres que Deus o ressus¬citou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação...
13 Por que: todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NADA OUVIRAM? E como ouvirão se não há quem pregue?
Os homens são salvos pelo ouvir da Palavra de Deus, porque as Escrituras dizem:... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Você não pode crer e ter fé sem ouvir a Palavra.
Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que, embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo. Se ele ainda não tinha ouvido o evangelho, então, como poderia ser salvo? Não, Cornélio não era salvo até que ouviu Pedro pregar.
Um anjo do Senhor apareceu a Cornélio (Atos 10.3). O anjo que falou com Cornélio não poderia pregar o evangelho, pois os anjos não podem pregar o evange¬lho; Deus enviou os homens para pregar. Lembre-se que Jesus disse,... Ide por todo o mundo, e pregai o evan¬gelho a toda criatura (Marcos 16.15).
Mas o anjo podia dizer a Cornélio aonde ir para encontrar alguém que lhe pudesse pregar o evangelho (Atos 11.13).
O anjo instruiu a Cornélio para chamar a Pedro: Agora envia mensageiros a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja residência está situada à beira-mar (Atos 10.5,6).
Ato 11.14 relata que o anjo disse que Pedro pregaria o evangelho para Cornélio: O qual te dirá PALAVRAS, mediante as quais serás salvo. Este versículo também nos mostra que os homens são salvos por ouvirem palavras — A Palavra de Deus: De modo que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Você não crê sem ouvir. Muitos estão tentando crer sem ouvir.
Como adquirimos a fé para a cura? Pela mesma maneira — através do ouvir a Palavra de Deus a respeito da cura. O capítulo 14 de Atos conta-nos a estória do homem aleijado que recebeu sua cura por causa daquilo que ouviu.
Atos 14.7,10
7... [Paulo e Barnabé] anunciavam o evangelho.
8 Em Listra costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.
9 Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado,
10 Disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés. Ele saltou e andava.
O leitor ocasional da Palavra de Deus poderia dizer "Não é maravilhoso como Paulo curou aquele homem?" Você já ouviu alguém dizer assim e eu também. Mas Paulo não curou o homem. O homem não foi curado porque Paulo era um apóstolo.
O homem não foi curado pela fé de Paulo. O próprio homem tinha a fé para ser curado.
Mas observe o que teve que acontecer antes do homem ser curado:... (Paulo e Barnabé) ANUNCIARAM O EVANGELHO (Atos 14.7).
Assim, Paulo fez três coisas:
1. Pregou o evangelho ao homem.
2. Percebeu que o homem tinha fé para ser curado.
3. Mandou o homem levantar-se e andar.
O homem também fez três coisas:
1. Ouviu Paulo pregar o evangelho.
2. Ele teve fé para ser curado.
3. Levantou-se e andou.
O homem não foi curado por algum poder especial que Paulo possuía. O próprio homem tinha fé para ser curado. Ele a obteve daquilo que ouviu!
Lembre-se que Atos 14:9 diz: Esse homem ouviu FALAR Paulo... O que Paulo falou? O versículo 7 diz: ...[Eles] ANUNCIAVAM O EVANGELHO. Se Paulo pre¬gasse aquilo que nós chamamos de evangelho, como o homem conseguiria a fé para ser curado? O homem obteve fé para ser curado porque Paulo pregou o que a Bíblia chama de Evangelho, o qual também inclui a cura.
Como Obtive a Fé Para a Cura
Há mais de cinqüenta e cinco anos atrás, jazia no leito de enfermidade. Enquanto lá estava, lia a Bíblia de minha avó. Quanto mais lia a Palavra, mais eu aprendia. Percebi que nunca ouvira o evangelho pleno, somente parte dele. A plenitude do evangelho não era ensinada na minha igreja. Mas quanto mais lia a Bíblia, mais eu percebia que não precisava morrer. Quanto mais lia a Palavra de Deus, mais eu constatava que podia ser curado.
É lógico que o diabo estava bem presente tentando me dizer que a cura se acabara. Foi me ensinado que Deus curaria se quisesse fazê-lo. Mas dizer que Deus poderia curar é até mesmo uma ofensa maior do que« dizer que ele não pode curar. Ambos os. Pensamentos estão errados.
Li a Palavra a respeito de cura, mas o diabo estava lá tentando me resistir. O diabo trouxe a minha mente todas as dúvidas e descrenças que já ouvira. Ele lem-brou-me tudo que me ensinaram sobre cura.
Algo que me ajudou tremendamente foi o fato de que embora me tivessem dito que a cura fora abolida, em nenhuma vez lembrei de ter ouvido que a fé também o
fora. Nunca ouvira isso.
Conforme estudava a Palavra de Deus, percebia que a fé não tinha sido abolida. Por exemplo, o capítulo 14M de Atos diz que o homem de Listra teve fé para ser curado. Também em Mc 5.34, Jesus disse à mulher que sofria de uma hemorragia:... Filha, a TUA Fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre do teu mal.
Portanto, a Bíblia mostra claramente que a fé não acabou. O homem de Listra teve fé para ser curado.
E quanto à mulher hemorrágica, foi à fé dela que a restaurou.
A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.
Observe que em Marcos 5.34, Jesus não disse que Seu poder ou Sua fé curou a mulher. Jesus disse à mulher:.. A TUA Fé te salvou... (Marcos 5.34).
Quando vi este trecho de Marcos, percebi que se a fé dela a curou então a minha fé poderia curar-me também! Então minha fé abriu a porta para o poder de Deus, que me curou!
Minha paralisia desapareceu e o meu coração foi curado.
Observemos mais de perto o homem de Listra que teve fé para ser curado. Como ele obteve aquela fé? Daquilo que ouviu. O que ele ouviu? A Palavra de Deus.
Há alguma qualidade no ouvir do evangelho que faria um paralítico de nascimento ser curado? Decididamen¬te, sim! Enfaticamente, sim!
A Cura Faz Parte do Evangelho
Paulo pregava o evangelho da salvação que incluía a cura. A Bíblia simplesmente chama-o de evangelho. Como sabemos que é assim? Vejamos Romanos 1.16.
ROMANOS 1.16
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que' crê primeiro do judeu e também do grego.
Uma nota no rodapé da Bíblia de Scofield diz: "As palavras hebraica e grega para salvação dão a idéia de libertação, segurança, preservação, cura e perfeição".
Não me envergonho do Evangelho de Cristo! Pois é o poder de Deus para libertação, segurança, cura e perfeição. Paulo pregava o evangelho pleno, e não apenas parte dele.
Os trechos também mostram que a cura faz parte do evangelho pregado.
ATOS 8.5-8
5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, ANUNCIA¬VA-LHES A CRISTO [o evangelho].
6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo OS SINAIS que ele operava.
7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram CURADOS.
8 E houve grande alegria naquela cidade.
Observe no versículo 7 o fato de que os sinais vinham após pregação do evangelho. Aqueles milagres de cura e libertações foram realizados como resultado do anun¬ciar o Cristo.
O Novo Testamento não conhece nenhum Cristo que não seja o Médico dos médicos.
A cura física — cura divina — faz parte do evangelho. Se não existe o evangelho da cura hoje em dia, então nenhum de nós, tão pouco, possui algum evangelho da salvação para ser pregado, pois a cura faz parte de expiação (ls 53.4,5).
PC Nelson era um ministro batista de renome. Ele disse,
"A cura é parte integrante do evangelho". Na época em que ele pastoreava uma igreja em Detroit, Michigan, em 1921, Rev. Nelson foi atropelado por um automóvel.
Os médicos disseram-lhe que uma de suas pernas teria que ser amputada até os joelhos. Mesmo que acontecesse um milagre e não tivesse que amputá-la, o médico lhe disse que no mínimo sua perna ficaria entrevada pelo resto de sua vida.
Contudo, enquanto estava no hospital, o Senhor co¬meçou a falar com ele. O Senhor trouxe a sua mente Tiago 5.14 e 15.
TIAGO 5.14,15
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
O Rev. Nelson tentou desculpar-se diante do Senhor dizendo que na sua igreja não faziam assim. Então o Senhor o fez lembrar de um homem e sua esposa que eram amigos dele e que criam na unção com óleo, de acordo com estes versículos.
O Senhor disse para o Rev. Nelson chamá-los para orar com ele, e ele assim o fez. Eles vieram e o ungiram com óleo e oraram, e ele foi curado. Sua perna não foi amputada, nem ficou entrevada.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, por¬quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se toma galardoador dos que o buscam. — Hebreus 11.6
Observe com atenção a primeira parte de Hebreus 11.6: Sem fé é impossível agradar a Deus... Se Deus requer que eu tenha fé, quando é impossível ter fé, então tenho direito de questionar a justiça Dele. Mas se Ele coloca em minhas mãos os meios pelos qual a fé pode ser produzida, então a responsabilidade de ter fé é minha.
A Fé Vem Pelo Ouvir da Palavra
Deus nos disse que sem fé é impossível agradá-lo, mas Ele também nos disse como obter a fé. Se não temos fé, Deus não é o culpado. Culpar a Deus por nossa falta de fé, nada mais é do que pura ignorância. Se falta-nos fé, nós é que somos os responsáveis.
Isto também é válido no que diz respeito à fé para a salvação. A fé para a salvação também vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Paulo disse em Ef 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Sabemos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, mas como obteremos fé para sermos salvos? O capítulo 10 de Romanos nos diz como.
ROMANOS 10.8-10, 13,14
8 Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, A PALAVRA DA FÉ QUE PREGAMOS.
9 Se com tua boca confessares a Jesus como Se¬nhor, e com teu coração creres que Deus o ressus¬citou dentre os mortos, serás salvo.
10 Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação...
13 Por que: todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E COMO CRERÃO NAQUELE DE QUEM NADA OUVIRAM? E como ouvirão se não há quem pregue?
Os homens são salvos pelo ouvir da Palavra de Deus, porque as Escrituras dizem:... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Você não pode crer e ter fé sem ouvir a Palavra.
Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que, embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo. Se ele ainda não tinha ouvido o evangelho, então, como poderia ser salvo? Não, Cornélio não era salvo até que ouviu Pedro pregar.
Um anjo do Senhor apareceu a Cornélio (Atos 10.3). O anjo que falou com Cornélio não poderia pregar o evangelho, pois os anjos não podem pregar o evange¬lho; Deus enviou os homens para pregar. Lembre-se que Jesus disse,... Ide por todo o mundo, e pregai o evan¬gelho a toda criatura (Marcos 16.15).
Mas o anjo podia dizer a Cornélio aonde ir para encontrar alguém que lhe pudesse pregar o evangelho (Atos 11.13).
O anjo instruiu a Cornélio para chamar a Pedro: Agora envia mensageiros a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja residência está situada à beira-mar (Atos 10.5,6).
Ato 11.14 relata que o anjo disse que Pedro pregaria o evangelho para Cornélio: O qual te dirá PALAVRAS, mediante as quais serás salvo. Este versículo também nos mostra que os homens são salvos por ouvirem palavras — A Palavra de Deus: De modo que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Você não crê sem ouvir. Muitos estão tentando crer sem ouvir.
Como adquirimos a fé para a cura? Pela mesma maneira — através do ouvir a Palavra de Deus a respeito da cura. O capítulo 14 de Atos conta-nos a estória do homem aleijado que recebeu sua cura por causa daquilo que ouviu.
Atos 14.7,10
7... [Paulo e Barnabé] anunciavam o evangelho.
8 Em Listra costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.
9 Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado,
10 Disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés. Ele saltou e andava.
O leitor ocasional da Palavra de Deus poderia dizer "Não é maravilhoso como Paulo curou aquele homem?" Você já ouviu alguém dizer assim e eu também. Mas Paulo não curou o homem. O homem não foi curado porque Paulo era um apóstolo.
O homem não foi curado pela fé de Paulo. O próprio homem tinha a fé para ser curado.
Mas observe o que teve que acontecer antes do homem ser curado:... (Paulo e Barnabé) ANUNCIARAM O EVANGELHO (Atos 14.7).
Assim, Paulo fez três coisas:
1. Pregou o evangelho ao homem.
2. Percebeu que o homem tinha fé para ser curado.
3. Mandou o homem levantar-se e andar.
O homem também fez três coisas:
1. Ouviu Paulo pregar o evangelho.
2. Ele teve fé para ser curado.
3. Levantou-se e andou.
O homem não foi curado por algum poder especial que Paulo possuía. O próprio homem tinha fé para ser curado. Ele a obteve daquilo que ouviu!
Lembre-se que Atos 14:9 diz: Esse homem ouviu FALAR Paulo... O que Paulo falou? O versículo 7 diz: ...[Eles] ANUNCIAVAM O EVANGELHO. Se Paulo pre¬gasse aquilo que nós chamamos de evangelho, como o homem conseguiria a fé para ser curado? O homem obteve fé para ser curado porque Paulo pregou o que a Bíblia chama de Evangelho, o qual também inclui a cura.
Como Obtive a Fé Para a Cura
Há mais de cinqüenta e cinco anos atrás, jazia no leito de enfermidade. Enquanto lá estava, lia a Bíblia de minha avó. Quanto mais lia a Palavra, mais eu aprendia. Percebi que nunca ouvira o evangelho pleno, somente parte dele. A plenitude do evangelho não era ensinada na minha igreja. Mas quanto mais lia a Bíblia, mais eu percebia que não precisava morrer. Quanto mais lia a Palavra de Deus, mais eu constatava que podia ser curado.
É lógico que o diabo estava bem presente tentando me dizer que a cura se acabara. Foi me ensinado que Deus curaria se quisesse fazê-lo. Mas dizer que Deus poderia curar é até mesmo uma ofensa maior do que« dizer que ele não pode curar. Ambos os. Pensamentos estão errados.
Li a Palavra a respeito de cura, mas o diabo estava lá tentando me resistir. O diabo trouxe a minha mente todas as dúvidas e descrenças que já ouvira. Ele lem-brou-me tudo que me ensinaram sobre cura.
Algo que me ajudou tremendamente foi o fato de que embora me tivessem dito que a cura fora abolida, em nenhuma vez lembrei de ter ouvido que a fé também o
fora. Nunca ouvira isso.
Conforme estudava a Palavra de Deus, percebia que a fé não tinha sido abolida. Por exemplo, o capítulo 14M de Atos diz que o homem de Listra teve fé para ser curado. Também em Mc 5.34, Jesus disse à mulher que sofria de uma hemorragia:... Filha, a TUA Fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre do teu mal.
Portanto, a Bíblia mostra claramente que a fé não acabou. O homem de Listra teve fé para ser curado.
E quanto à mulher hemorrágica, foi à fé dela que a restaurou.
A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.
Observe que em Marcos 5.34, Jesus não disse que Seu poder ou Sua fé curou a mulher. Jesus disse à mulher:.. A TUA Fé te salvou... (Marcos 5.34).
Quando vi este trecho de Marcos, percebi que se a fé dela a curou então a minha fé poderia curar-me também! Então minha fé abriu a porta para o poder de Deus, que me curou!
Minha paralisia desapareceu e o meu coração foi curado.
Observemos mais de perto o homem de Listra que teve fé para ser curado. Como ele obteve aquela fé? Daquilo que ouviu. O que ele ouviu? A Palavra de Deus.
Há alguma qualidade no ouvir do evangelho que faria um paralítico de nascimento ser curado? Decididamen¬te, sim! Enfaticamente, sim!
A Cura Faz Parte do Evangelho
Paulo pregava o evangelho da salvação que incluía a cura. A Bíblia simplesmente chama-o de evangelho. Como sabemos que é assim? Vejamos Romanos 1.16.
ROMANOS 1.16
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que' crê primeiro do judeu e também do grego.
Uma nota no rodapé da Bíblia de Scofield diz: "As palavras hebraica e grega para salvação dão a idéia de libertação, segurança, preservação, cura e perfeição".
Não me envergonho do Evangelho de Cristo! Pois é o poder de Deus para libertação, segurança, cura e perfeição. Paulo pregava o evangelho pleno, e não apenas parte dele.
Os trechos também mostram que a cura faz parte do evangelho pregado.
ATOS 8.5-8
5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, ANUNCIA¬VA-LHES A CRISTO [o evangelho].
6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo OS SINAIS que ele operava.
7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram CURADOS.
8 E houve grande alegria naquela cidade.
Observe no versículo 7 o fato de que os sinais vinham após pregação do evangelho. Aqueles milagres de cura e libertações foram realizados como resultado do anun¬ciar o Cristo.
O Novo Testamento não conhece nenhum Cristo que não seja o Médico dos médicos.
A cura física — cura divina — faz parte do evangelho. Se não existe o evangelho da cura hoje em dia, então nenhum de nós, tão pouco, possui algum evangelho da salvação para ser pregado, pois a cura faz parte de expiação (ls 53.4,5).
PC Nelson era um ministro batista de renome. Ele disse,
"A cura é parte integrante do evangelho". Na época em que ele pastoreava uma igreja em Detroit, Michigan, em 1921, Rev. Nelson foi atropelado por um automóvel.
Os médicos disseram-lhe que uma de suas pernas teria que ser amputada até os joelhos. Mesmo que acontecesse um milagre e não tivesse que amputá-la, o médico lhe disse que no mínimo sua perna ficaria entrevada pelo resto de sua vida.
Contudo, enquanto estava no hospital, o Senhor co¬meçou a falar com ele. O Senhor trouxe a sua mente Tiago 5.14 e 15.
TIAGO 5.14,15
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.
15 E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
O Rev. Nelson tentou desculpar-se diante do Senhor dizendo que na sua igreja não faziam assim. Então o Senhor o fez lembrar de um homem e sua esposa que eram amigos dele e que criam na unção com óleo, de acordo com estes versículos.
O Senhor disse para o Rev. Nelson chamá-los para orar com ele, e ele assim o fez. Eles vieram e o ungiram com óleo e oraram, e ele foi curado. Sua perna não foi amputada, nem ficou entrevada.
A Palavra de Deus é verdadeira. A Bíblia diz:... A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17 ARC).
Instituto Gamaliel de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário